Pular para o conteúdo

Clínica de Estética em São Carlos

Dor muscular: conheça quais são os tratamentos caseiros

Homem sofrendo com dor muscular.
Homem sofrendo com dor muscular.

A dor muscular é algo muito comum após o treino da academia. Mas ela também pode surgir de muitas movimentações durante um dia de trabalho.

O corpo dolorido atrapalha na realização das atividades ao longo dos dias, por isso é importante buscar uma solução para aliviar a dor muscular.

Quer saber como se livrar desse problema sem o uso de medicamentos? Continue a leitura, preparamos algumas dicas para você.

7 opções de tratamento caseiro para dor muscular

Para quem não gosta de tomar remédio para dor na musculatura, existem opções caseiras e naturais que podem aliviar os sintomas, confira:

Compressa de gelo

Umas das formas mais conhecidas para aliviar a dores musculares é a aplicação de uma compressa de gelo. De fato, essa técnica é muito eficaz pois além do seu efeito analgésico, ele ajuda a aliviar o inchaço e alonga os músculos do corpo

Para esses efeitos, deve-se fazer uma compressa com o gelo, sem queimar a pele, por isso se você não possui um objeto próprio para isso, lembre-se de enrolar bem o gelo em uma toalha.

Segure por cerca de 20 minutos.

Massagem com óleos essenciais

Massagem com óleos essenciais
Massagem com óleos essenciais

Nada melhor que após um treino pesado ou um dia cansativo fazer uma massagem, não é? As massagens ajudam a aliviar as dores musculares, principalmente quando feitas com o uso de óleos essenciais.

É o caso do óleo essencial hortelã-pimenta, um produto que estimula a circulação e ajuda no combate a tensão e dor muscular.

Para isso, deve ser aplicado topicamente na região dolorida e então ser massageado, além dos benefícios para o corpo, tem um aroma gostoso e refrescante.

Alongamento

Quando estamos com dores musculares a primeira coisa a se fazer é descansar, mas após a diminuição da dor é importante realizar alongamentos.

O alongamento alivia a tensão e evita as cicatrizes musculares. O tipo de alongamento vai depender da região afetada, nos casos de pós treino é comum a dor muscular na perna e no braço. Já quem trabalha o dia todo em pé pode sentir dor muscular nas costas.

Inclusive, alongar o corpo é uma forma de prevenir problemas musculares como a distensão.

Chás de ervas

Os chás são uma opção para aliviar esse sintoma, isso porque algumas ervas agem como anti-inflamatório para dor muscular.

Chás para dor muscular.

Conheça a seguir os principais tipos de chá utilizados para tratar naturalmente esse problema:

  • Chá de gengibre;
  • Chá de arnica;
  • Chá de folha de louro;
  • Chá de unha de gato;
  • Chá de alecrim;
  • Chá de carqueja;
  • Chá de sálvia.

Esses são só alguns dos chás que você pode tomar para aliviar a dor muscular.

Compressa de sal

Assim como a compressa de gelo, a compressa de sal ajuda contra a dor muscular devido a ativação da circulação da região.

Para isso, a compressa precisa ser quente, ou seja, o sal deve ser esquentado rapidamente por cerca de 3 minutos e após deve ser colocado dentro de uma meia grossa.

Então, aplique a compressa na região dolorida e deixe agir por alguns minutos. É importante sempre tomar cuidado para não queimar a pele.

Banho com sais minerais

Alguns sais minerais ajudam a regular os níveis de magnésio no corpo e com isso causam um relaxamento devido a liberação de serotonina.

Por isso, preparar um banho quente com sais ajuda a eliminar a dor muscular e outras tensões do dia a dia.

Ingerir açafrão

Açafrão é um componente que atua como anti-inflamatório para dor muscular ou para outros problemas. Se trata de uma raiz, mas é facilmente encontrada em forma de pó nas casas de produtos naturais.

A dica é temperar a comida com esse ingrediente, para poder usufruir dos benefícios e se livrar das dores no músculo.

Essas são as opções caseiras que você pode utilizar para curar as dores musculares.

Gostou do artigo?

Deixe um comentário e compartilhe!

O que causa dor muscular?

A dor muscular pode ser ocasionada por vários fatores, como uma pancada ou mesmo uma dor muscular pós-treino.

Muitos com dor muscular, tentam aliviar as dores através de relaxante muscular.

A dor muscular tardia pode aparecer após execícios físicos, ou mesmo a falta de uso daquele conjunto muscular.

A dor muscular possui um termo médico caracterizado como Mialgia, se o problema perdurar por vários dias busque ajuda médica.

Deixe um comentário

INSCREVA-SE AGORA

Receba nossas últimas Novidades!
Skip to content