Pular para o conteúdo

Clínica de Estética em São Carlos

Porque uma dieta com pães de fermentação natural é benéfica e como fazer fermento natural

Veja agora o beneficio de uma dieta com pães de fermentação natural para o seu corpo.

A utilização de alimentos saudáveis no cardápio diário é algo essencial para manter sempre o seu peso adequado e ainda cuidar da sua saúde corporal como um todo.

Mas, nem todas as pessoas tomam os cuidados necessários com isso, passando a tomar uma maior atenção apenas quando em dieta.

E na hora da dieta sempre fica aquele grande tabu sobre a utilização de pães, mas será que existe uma forma de inserir na sua dieta ainda mais o consumo de pães sem prejudicar seu organismo?

Com certeza!

E isso ocorre devido a utilização na preparação do pão de forma caseira de um elemento especial: o fermento natural.

Com o fermento natural você pode contar com um tipo de fermento bem diferente do fermento biológico que é normalmente utilizado em alimentos dessa categoria, eliminando o risco do consumo de possíveis toxinas, consumindo um alimento com baixo índice glicêmico, rico em nutrientes e vitaminas e ainda saboroso.

Quer saber tudo sobre porque uma dieta com pães de fermentação natural é benéfica? Então, vamos lá!

Fermentação natural

Pão-fermentado-natural
Pão-fermentado-natural

Para que você possa contar com um bom processo de fermentação natural é preciso um bom fermento natural, não é mesmo?!

Parece uma coisa bem lógica, mas na prática faz todo sentido possível.

O processo de fermentação natural deve ser feito da forma correta e utilizando um fermento natural feito corretamente, por isso hoje você vai aprender o que precisa sobre o fermento natural e ainda como fazê-lo em casa!

O fermento natural é uma substância feita especificamente de lactobacilos vivos e outros componentes especiais que dão a ele as propriedades incríveis que esse produto precisa.

O fermento natural é ainda conhecido por outros nomes, sendo o mais comum hoje em dia o fermento Levain, que tem seu nome originado do francês, podendo ainda ser conhecido como massa lêveda ou ainda massa madre, vindo do Portugal e língua espanhola, respectivamente.

A sua origem data de muitos anos atrás, ainda por volta de 3700 a.C., onde era largamente utilizado na preparação dos mais variados tipos de receitas e deixando a sua marca de sabor ainda nesses tempos remotos.

Logo mais adiante, por volta do fim do século XIX, ele passou a ser bem amplamente visto e utilizado, sendo patenteado pela indústria, criando assim a cerca de 150 anos atrás, ainda bem recente, o fermento biológico, que é largamente utilizado hoje em dia, mas que não tem o mesmo sabor e benefícios do fermento natural.

Como fazer fermento natural

Como fazer fermento natural é bem simples, basta ter apenas um pote de vidro, colocando nele duas colheres de sopa de água e 3 colheres de sopa de farinha, misturando por cerca de 5 minutos.

Você deve cobrir o pote com um pano limpo e deixar que descanse por cerca de 24 horas, em algum lugar que não tenha contato com o sol.

Você deve colocar mais duas colheres de sopa de água, juntamente com 3 colheres de sopa de farinha no pote, misturando bem e bastante, cobrindo com o mesmo pano e deixando descansar por mais 24 horas.

Siga repetindo o processo por cerca de 4 a 6 dias, adicionando as mesmas quantidades de água e farinha ao pote, quando começarem a aparecer bolhas, feche o pote com uma tampa e coloque-o na geladeira.

Livre de toxinas

O produto formado pelo fermento natural ao fim do processo de desenvolvimento do mesmo é ideal para quem faz dieta, isso porque ele é livre de qualquer tipo de toxina, sendo feito especificamente de elementos naturais e levando com isso apenas elementos naturais em sua composição.

Quem adota o fermento natural na alimentação tem um produto completo, ideal, mais saboroso e ainda livre de radicais que podem prejudicar o organismo, trazendo um alimento limpo para a mesa.

Sabor intenso e textura agradável

O sabor dado ao pão ou massa feita através do uso do fermento natural é intenso, com uma textura agradável e mais aerada, lembrando bem a textura de um panetone, uma vez que eles são feitos tomando por base o fermento natural.

Quando se está de dieta, apostar em alimentos com sabor mais gostoso é sempre bom, ajuda a manter o foco.

Baixa quantidade de calorias

Por fim, outro ponto super importante nos pães feitos com fermentação natural e sua inserção em dietas é que eles possuem baixa quantidade de calorias, baixo índice glicêmico e ainda alta quantidade de nutrientes e vitaminas, por se tratar de um elemento natural, deixando sempre a sua dieta saudável e colaborando para o seu objetivo com ela.

Deixe um comentário

INSCREVA-SE AGORA

Receba nossas últimas Novidades!
Skip to content